Não há restaurantes na Ponte Vecchio, o ícone de Florença, apenas joalherias. Em algum momento da história, todas as 46 lojas eram exclusivamente açougues. Devidamente substituídos pelos Médici, que odiavam o cheiro e achavam que a linda estrutura merecia finalidade mais nobre. É em um desses ateliês, a Joalheria Dante Cardini, ali desde 1888, o acesso para esta experiência mais do que exclusiva. No final da loja, uma estreita escadaria leva à gema escondida: o único terraço acessível da ponte inteira. E o sortudo casal que subir ali, depara-se com uma única mesa posta e um garçom esperando com a garrafa de champanhe.
A experiência exclusivíssima é parceria da joalheria com o Hotel Four Seasons Firenze, que praticamente transporta a mesa de seu incrível palazzo nos arredores da cidade para esta que é a mais fantástica locação de todas e no melhor horário possível: com o sol caindo sobre o Rio Arno. O menu é personalizado, escolhido exclusivamente para a noite e assinado pelo chef Vito Mollica, do Il Pallagio, o restaurante uma-estrela-Michelin do hotel. O ingrediente comum a todos os pratos: ouro. Por exemplo, risoto de açafrão com folhas de ouro. Nem os Médici pensaram nisso.
Quando ir: de Abril a Setembro.
Quem leva: A experiência é exclusiva para hóspedes do Four Seasons Firenze (ver site) (diárias desde E$ 690) mas (bem) paga à parte. Custa desde 5.000 euros.
Ideal para: Um pedido de casamento, até por que pode-se combinar a experiência com uma joia exclusiva da Dante Cardini.
Para entrar no clima: Assistir Uma Janela para o Amor.