Praias de areia branquinha, mar caribenho azul turquesa, morno, calmo. Coqueiros, sol, baladas, cultura, história, esportes divertidos e radicais. Cancún tem tudo. Para todas as idades.
O balneário, que fica na península de Yucatán, no México, é um dos principais destinos turísticos do Caribe justamente por oferecer tantos atrativos e uma super infraestrutura para o turismo.
A maioria dos hotéis fica na Zona Hoteleira. Há desde os convencionais até os resorts all inclusive, com bebidas e refeições incluídas na diária. Um dos mais bem conceituados é Paradisus Cancun (a marca premium do grupo Meliá Hotels International), um 5 estrelas, de luxo, que tem uma bela praia em frente para os hóspedes e acaba de passar por uma megareforma de 2.6 milhões de dólares, tocada pelo arquiteto espanhol Alvaro Sans.
Dos 668 quartos, todos com varanda e vista para o mar ou para lagoa Nichupte, 135 suites foram totalmente remodeladas, estão novinhas e muito mais sofisticadas, com enormes TVs de plasma, máquinas de café Nespresso e outras tecnologias e amenidades.
Há nove opções de restaurantes e o melhor deles, o Tempo, é tocado pelo chef basco Martin Berasategui, que soma 8 estrelas Michelin por seus restaurantes mundo afora e que acaba de ganhar mais um prêmio de prestigio, o Five Diamonds, concedido aos melhores restaurantes do mundo. Os pratos têm inspiração francesa e basca com toques mexicanos.
Para curtir um happy hour ou tomar um drink o hotel oferece seis bares, sendo um na piscina.
Na área da praia há days beds com DJs, quiosques com espreguiçadeiras e garçons que trazem toalhas e drinks – tudo incluso.
Para os casais, o hotel oferece uma tarifa especial, o Royal Service, que tem piscina e praia apenas para adultos, café da manhã em um ambiente tranquilo e um mordomo pessoal.
Quem viaja com crianças tem a opção do pacote Family Concierge, que tem programação para as famílias como vídeo games, festinha de aniversário e até excursões e atividades como acompanhar a jornada de tartaruguinhas rumo ao mar.
Praias
- Playa Tortugas – pequenininha, mar super tranquilo, próxima a bares e cheia de espreguiçadeiras. De lá partem os barcos que vão para Isla Mujeres.
- Playa Delfines – uma das praias públicas mais famosas. Tem um mirante incrível. Tem ondas mais agitadas, é boa para praticar esportes.
- Chac Mol – mais sossegada, não tem muita gente.
Pontos Turísticos
- Chichen-Itzá – sítio arqueológico considerado uma das novas maravilhas do mundo, fica a 200km de Cancún. É lá que fica a gigante pirâmide de Kukulcán.
- Tulum – Sítio arqueológico na beira da praia, com diversas ruínas maias. Não há pirâmides porque essa cidade maia foi utilizada como porto por estar de frente ao mar.
- Cobá – A 170 km de Cancún é um sítio arqueológico em ruínas, cercado pela mata, onde está o “castillo”, em que se pode subir a 40 metros de altura.
- Cenotes – Cavernas com águas cristalinas utilizadas pelas maias para rituais.
- X-caret – O parque mais conhecido de Cancún tem enormes piscinas com peixes para fazer snorkel, aquários, piscinas para nadar com golfinhos, passeio de jangada em um rio cercado por mata.
- Xel-Há – Parque integrado à natureza, perfeito para fazer snorkeling, mergulho com escafandro, nadar com golfinhos.
- Xplor – Parque aquático com adrenalina: tirolesas, mergulhar em um cenote ou passear em sua própria jangada.
Além de passeios e hotéis, Cancún também oferece uma enorme variedade de restaurantes, desde as grandes redes de fast food a restaurantes exclusivos de chefs.
O La Parrilla é um restaurante mexicano com decoração típica, mariachis e tudo mais. Prove algo bem típico da cozinha mexicana como o guacamole. Já o Savio’s Bistro é perfeito para experimentar um menu variado. Tem um belo visual, fica ao ar livre e tem uma linda vista para o lagoa Nichupté.
Lea faz calor o ano todo, mas as estações são diferentes das do Brasil – quando lá é verão, aqui é inverno. Dezembro e fevereiro é a época mais seca do ano e alta temporada. No final de março e o início de abril acontece o spring break, as férias dos estudantes norte-americanos que lotam a cidade e fazem muitas festas. Evite ir entre junho e novembro, na temporada de furacões.
www.paradisus.com.