Mônaco tem os dois quilômetros quadrados mais sofisticados e internacionais do planeta. Por ser um destino tão procurado por visitantes de todas as partes, o pequeno país localizado entre a França e o Mediterrâneo, tem restaurantes com os mais diversos tipos de gastronomia. É possível jantar em qualquer lugar do mundo sem sair do principado. Entre os 170 restaurantes espalhados pela região, há desde os que servem a tradicional cozinha mediterrânea e francesa até a asiática e outras exóticas. Alguns dos chefs mais renomados já levaram sua culinária para essa região às margens do Mediterrâneo.
Todo ano novos restaurantes são inaugurados. Os que estão lá, orgulham-se de seus pratos, seus prêmios e suas estrelas Michelin. Seis deles colecionam nove estrelas do conceituado guia, sendo que a mais nova foi obtida pelo Blue Bay, que fica no Monte-Carlo Bay Hotel & Resort e apresenta uma culinária original e inventiva.
Um dos restaurantes mais recentes é o Song Qi, o primeiro chinês de alta gastronomia em Mônaco comandado pelo estrelado chef Alan Yau, dos restaurantes Hakassan. A gastronomia asiática se faz presente em Mônaco com alguns dos melhores restaurantes do mundo no principado. Dentro do Hotel Metropole Monte-Carlo está o Yoshi, primeiro restaurante japonês de Joël Robuchon. O Yoshi também ganhou uma estrela, justamente por criar um mix diferenciado da cozinha japonesa contemporânea e tradicional. Quem também trouxe o melhor da culinária japonesa para a região foi o chef-celebridade Nobuyuki “Nobu” Matsuhisa, dono da cadeia de nome homônimo. Seu restaurante Nobu, fica no hotel Fairmont Monte Carlo.
Ainda há o Buddha Bar Monte-Carlo, que fica anexado ao prédio do Cassino de Monte-Carlo e tem um lounge relaxante e dramático.
Os que preferem uma experiência estrelada da melhor culinária mediterrânea, podem optar pelo famoso restaurante Joël Robuchon Monte-Carlo, que fica dentro do Hôtel Metropole Monte-Carlo e possui duas estrelas Michelin. Robuchon levou para Mônaco o código de culinária usado em seus restaurantes do mundo todo, que consiste em não ter mais do que três sabores no mesmo prato.
Apaixonado por Mônaco, o chef mais estrelado do guia Michelin, ainda tem mais um restaurante na cidade, o Odyssey, na piscina do hotel, projetado e decorado pelo estilista Karl Lagerfeld.
Massas, risotos e o melhor da culinária italiana também estão em Mônaco. Lá há o La Trattoria, também do chef Alain Ducasse, que tem uma adega muito variada, com vinhos produzidos em uma área que se estende da Liguria até a Sicília.
Um dos franceses mais elegantes do principado é o Le Louis XV – Alain Ducasse, no Hôtel de Paris, do chef Alain Ducasse, um dos mais premiados e reverenciados chefs do mundo. Ducasse reabriu as portas em 2015 com um menu francês e um cenário que lembra a Versailles do século XVII. O restaurante que possui três estrelas Michelin tem uma adega lendária com mais de 400 mil garrafas de vinho, incluindo alguns muito raros e valiosos.
Mônaco é cheio de histórias de reis, príncipes e princesas, tanto que algumas delas, migraram até para o mundo gastronômico. Foi no popular Café de Paris, em seu terraço exterior, jantando ao ar livre, que o Crêpe Suzette foi inventado, em 1896. Quando o futuro rei da Inglaterra, Edward II, jantava na companhia de uma jovem mulher, o chef Carpentier teve a ideia de servir crepes com Grand Marnier e suco de laranja. Sem querer, as panquecas pegaram fogo, mas foram servidas ao príncipe mesmo assim, que adorou e decidiu nomeá-las em homenagem a sua jovem convidada: Suzette.
Apesar da variedade de pratos ser internacional, Mônaco tem sua própria gastronomia, que une a cozinha do sul da França (Provence, Nice) com a da Itália. O Mar Mediterrâneo também exerce uma forte influência em Mônaco, oferecendo uma grande variedade de peixes. Para pratos monegascos tradicionais, uma boa pedida são os restaurantes localizados em Monaco-Ville, próximos ao Palácio do Príncipe: Castleroc – um favorito de locais e visitantes com pratos tradicionais – ou o novo e aconchegante La Montgolfière – Henri Geraci.
E como Mônaco é uma cidade para se curtir com calma cada momento, aos que gostam de saborear um drink, há o dramático Saphir 24 Lounge & Bar, localizado dentro do Hotel Fairmont Monte Carlo, com um ambiente luxuoso e contemporâneo e uma vista estonteante.
E se depois de alguns excessos, chegar o momento de saborear o melhor da culinária orgânica, a dica é o L’ Elsa, principal restaurante do Monte-Carlo Beach Hotel, certificado como orgânico em 2013 pelo “Ecocert”, líder francês em certificados de conservação orgânica. O L’ Elsa ganhou uma estrela Michelin em 2014 e serve frutos do mar sazonais com um toque moderno aos pratos tradicionais da riviera dos anos 20 e 30.
Seja na culinária monegasca, na italiana, francesa ou oriental, Mônaco agrada todos os gostos.
Para saber mais, acesse: http://www.visitemonaco.com/