Imagine juntar duas coisas prazerosas: viagem e gastronomia. Mas em vez de se ater apenas a deliciosas degustações em restaurantes estrelados, você pode aprender a fazer receitas com os melhores mestres da Europa. E se isso ainda acontecer em uma das mais tradicionais escolas de cozinha do mundo? Parfait, não?
Pois a Le Cordon Bleu, uma das mais tradicionais escolas de gastronomia de França, é também uma das mais acessíveis aos gourmands. Em sua unidade de Paris, ela oferece para os iniciantes ou apaixonados por cozinha diversos cursos de curta duração em cuisine française, pâtisserie e boulangerie. Respectivamente: cozinha francesa, pastelaria e padaria. Os cursos, ministrados em francês e inglês, podem durar de 3 horas a 4 dias, dependendo do tema. Os grupos são sempre pequenos, com no máximo 14 pessoas, e acontecem tanto em salas de aula práticas quanto em uma cozinha profissional.
Os temas, com o perdão do jogo de palavras, dão água na boca: Segredos do chef; Cozinhas do mundo; Cozinha regional francesa; Molhos; Padaria Tradicional. O cardápio de workshops ainda inclui iniciação ao mundo dos vinhos, com os cursos: Harmonizando pratos e vinhos; visita à vinícolas; iniciação a vinhos e aperitivos. Um dos cursos mais procurados é o Market tour, um passeio a pé em um mercado parisiense, aprendendo a selecionar frutas e verduras de qualidade. O tour é seguido de uma aula em que os produtos comprados são utilizados na preparação de um prato tradicional e, claro, inclui um almoço na escola.
Quando ir: em qualquer época do ano, mas no verão e na primavera as saídas são mais agradáveis.
Quem leva: SIP – Student International Programs.
Ideal para: gourmants.
Para entrar no clima: ler e ver Julie & Julia.
Um possível substituto: Um curso de cozinha toscana na Apicius,na Universidade de Florença.