O Carnaval é um fenômeno mundial, uma explosão de alegria que mistura música, cor, tradição que contagia. Mas não é só o Brasil que sabe comemorar o carnaval em grande estilo. Saiba onde acontecem algumas das melhores festas de carnaval ao redor do mundo. Inspire-se, fantasie-se e caia na folia!
Veneza – Itália
O Carnevale de Veneza é um dos carnavais mais antigos do mundo e dizem que surgiu por volta de 1430. A festa em Veneza tem um cenário especial, com canais, gôndolas e prédios históricos. A cidade italiana ganha mais cor nessa época com procissões de barcos decorados e foliões usando máscaras e roupas muito luxuosas que dão um toque de mistério e glamour. Além das festas de rua e na Praça de São Marcos, há muitos bailes tradicionais nos clubes e nos hotéis mais famosos.
Um dos mais sofisticados é o Baile do Doge no Palazzo Pisani Moretta, no Grande Canal, que tem ingressos vendidos por cerca de US$ 1.900.
Dica: compre sua máscara no Il Canovaccio, o artesão que fez os disfarces do sexy filme de Tom Cruise e Nicole Kidman, De Olhos Bem Fechados.
Nice – França
Em Nice, na Côte d’Azur, a festa dura duas semanas com a escolha da rainha do carnaval, apresentações de teatro, de música e degustação de dasocca, o prato típico da cidade. O símbolo do carnaval de Nice é o personagem Triboulet, representado por um boneco gigante que, quando passas nas ruas, sacode a multidão.
Mas o maior destaque é a tradicional batalha de flores, que acontece desde meados de 1200, quando os foliões trocavam buquês de flores entre si.
Hoje, o ritual é o feito com mais de 20 carros alegóricos jogando pétalas nos que participam da festa em meio a “Promenade des Anglais” (o calçadão emblemático de Nice). Mais de 85% das pétalas utilizadas no Carnaval de Nice vem dos produtores locais, que produzem as flores especialmente para a ocasião.
Santo Domingo – República Dominicana
As festas nessa ilha são carregadas de simbologias, tradições, cultura e cor. Os participantes lotam as ruas com fantasias e maquiagens coloridas e devem fugir dos demônios que aparecem para assustar quem quer pular carnaval. As fantasias do demo são diabólicas, assustam, mas o clima é tão animado que a diversão é garantida.
Os desfiles acontecem todos os anos na beira da praia e trazem um pouco da cultura de cada uma das províncias e municípios vizinhos. Também há um grande desfile de carros alegóricos ao longo do calçadão e blocos carnavalescos saem pelas ruas dançando ao ritmo do merengue, encantando os turistas.
Mazatlán – México
Na cidade de Mazatlán o carnaval dura 7 dias e combina elementos de uma festa mexicana (bandas de mariachis, barracas de comida de rua como tacos e burritos) com imagens cristãs e tradição indígena. O grande evento é o encontro dos blocos carnavalescos nas praias da cidade, mas há também desfiles de carros alegóricos, shows de música e bailes à fantasia. Nas ruas, foliões atiram cascarones, ovos ocos, cheios de confetes dentro. Outro dos muitos destaques são os fogos de artifício que simbolizam a única vitória naval do México, que derrotou a França na Baía de Mazatlan.
O desfile com cerca de 40 carros alegóricos acontece ao longo da famosa e longa avenida Malecón, com seus 11 km, duas vezes – no domingo para todos (incluindo as famílias) e na terça-feira.
Nova Orleans – EUA
Na famosa Bourbon Street acontecem a maior parte das festas de rua do Mardi Gras. É lá que, das sacadas dos prédios históricos, os foliões jogam milhares de beads, colares de bolinhas coloridas, para as mulheres que passam na rua. A graça é que várias delas, mesmo com o frio invernal, exibem seus seios em troca dos colares.
Há também carros alegóricos e desfiles com pessoas fantasiadas de todos os tipos: casais que combinam as roupas, grupos de amigos que escolhem um tema, famílias com peças iguais. A cidade que ama jazz e blues se transforma e dança ao som de um ritmo especial que mistura a energética música creole (franceses com negros) com outros ritmos e instrumentos como a gaita. Dica: coloque sua melhor fantasia e vá festar no bairro de Bywater, cenário de muitos filmes e ensaios fotográficos. De lá sai o bloco St. Anne Society, conhecido por seus trajes ultrassofisticados.