Quer entrar no clima musical da Noviça Rebelde? Embarque para a Áustria nos meses de julho ou agosto. É época do Festival de Salzburgo, evento de música erudita que nasceu no século passado e reúne os maiores astros do mundo. Todos os anos, durante seis semanas de verão, a cidade natal de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) recebe as melhores orquestras, os virtuoses mais destacados de todos os instrumentos e as grandes estrelas da ópera. A programação de 2016, por exemplo, inclui maestros como Gustavo Dudamel, Daniel Barenboim e Zubin Mehta, cantores como Cecilia Bartoli e Plácido Domingo, pianistas como Grigory Sokolov e Martha Argerich… E, claro, a Filarmônica de Viena! E essa lista está longe de ser completa e exclusiva.
Tudo isso acontece em um cenário pitoresco. Salzburgo, nos Alpes, é das cidades mais charmosas da Áustria. Pequenina, ela está fincada entre o rio Salzach e as montanhas. No verão, o sol convida ao passeio e, como consequência, você acaba o tempo todo encontrando os artistas na rua. Depois dos espetáculos, eles vão jantar no Triangel – que não faz reserva, assim, é bom correr para conseguir uma mesa. O restaurante vale a pena pela badalação e pela comida, claro. Outro bom ponto de encontro é o Hotel Sacher, cujo restaurante fica à beira do rio e proporciona uma ótima vista. Além de ser o endereço para experimentar a deliciosa Sachertorte.
Ideal para: quem ama música erudita.
Quando ir: em julho e agosto. Mas há em meados de maio acontece o Festival de Pentecostes, uma alternativa na baixa temporada.
Quem leva: A agência Latitudes tem pacotes para o Festival, inclusive um com a presença do jornalista Irineu Franco Perpétuo, que faz palestras antes de cada apresentação (ver site).
Para entrar no clima: Assistir A Noviça Rebelde, que se passa em Salzburgo. Há um culto a este musical por aqui, inclusive com tours específicos. Dependendo da companhia áerea, inclui-se o filme no avião. É divertido, depois, reconhecer as locações. Mas como você está indo para um festival de música erudita, na cidade natal de Mozart, é sempre imperativo ouvir… Mozart! Há duas casas de Mozart, inclusive, para se visitar – a que ele nasceu e outra, em que residiu. O culto a Mozart está presente na cidade inteira, sob a forma de música, suvenires, licores e os deliciosos Mozartkugeln – bombons de diversas marcas (o melhor e original é o Fürst). Portanto, para entrar no clima, ouça CDs de Mozart e mergulhe em seu universo.
Um possível substituto: “A Europa está cheia de festivais de verão. Wagnerianos, por exemplo, peregrinam a Bayreuth. O Festival de Lucerna, na Suíça, também tem crescido muito. Outra opção pode ser São Petersburgo, cuja arquitetura é deslumbrante, e que tem uma vida musical pujante o ano todo, realizando, entre 26 de maio e 31 de julho, o Festival das Noites Brancas”, indica o jornalista de música Irineu Perpétuo.