Algumas das obras mais exclusivas do pintor espanhol Joan Miró, cedidas pela família do pintor, estão expostas em um hotel rodeado de oliveiras em colinas que são Patrimônio Mundial da Unesco.
O Belmond La Residência, no vilarejo de artistas de Dejà, na Ilha de Maiorca (Espanha), inaugurou a maior mostra intimista de Miró em um hotel.
A mostra fica no hotel por um ano e tem gravuras originais da Série Mallorca, uma das mais importantes produzidas por Miró e traz o nome da ilha para a qual se mudou em 1956 e viveu até sua morte.
A iniciativa é parte do projeto “Miró a Deià”, criado por Juan Waelder, escultor que tem um estúdio dentro do hotel e é responsável pelo acordo com a família do artista espanhol.
Para marcar a abertura, o chef executivo do hotel, Guillermo Méndez, criou um menu gourmet inspirado nas trinta e três obras do artista e vai usar apenas ingredientes colhidos nas plantações que cercam a propriedade.
Todos os pratos, servidos em porcelanas personalizadas e pintadas à mão, se encerram com um sorbet de limão servido com azeite de oliva, pétalas de rosas salgadas e maçã verde, além do Tea With Miró, chá com doces também inspirados no gosto do pintor.
O hotel é uma vila com três mansões, restaurantes, quartos de hóspedes, jardins e galerias, cercado por limoeiros, oliveiras, pomares de cítricos, e tem sua própria coleção de arte que fica exposta nos quartos e áreas sociais. Hóspedes podem ter aulas de arte e escultura com experts locais.
Quem leva: http://www.belmond.com/pt-br/la-residencia-mallorca/
Quando ir: até setembro de 2017.
Ideal para: quem gosta de artes e comidinhas gourmet
Para se inspirar: assista ao filme “O menino e o Mundo”, inspirado em Juan Miró ou o livro – Miró: Artistas Famosos – Uma Introdução à Vida e Obra de Juan Miró