Fernando de Noronha, ilha remota do litoral do Pernambuco, sempre ganha menções em listas das mais belas praias do Brasil. Mas o que pouca gente sabe é que os maravilhosos recortes que aparecem para cima escondem outras incríveis formações abaixo do nível da água! E o mais legal de tudo é que você não precisa ter um equipamento igual ao do Lawrence Wahba para ver… Basta alugar uma máscara e um snorkel e mergulhar no mar!
Há quatro ótimos pontos para dar de cara com as belezas submarinas. O primeiro é a Praia do Atalaia, no Mar de Fora, que tem uma piscina natural rasinha, sempre repleta de moreias, arraias e peixes multicores. A praia é protegida ambientalmente, por isso é preciso agendar antes de ir. E, atenção, não é permitido nem nadadeiras nem bronzeador ou protetor solar.
Já na Baía do Sueste, pode-se ver, principalmente, enormes tartarugas marinhas flanando na água. Alguns guias conhecem a trilha aquática para que se consiga ver além delas, outros animais como polvos e lagostas.
Na Baía do Sancho, se vê um pouco de tudo – até golfinhos, se você der um pouco de sorte. O segredo para mergulhar aqui é beirar a montanha da direita em direção à baía seguinte, a dos Porcos. No caminho até o famoso Morro Dois Irmãos, arraias enormes, peixes coloridos…
A visibilidade nunca decepciona – de 30 a 50 metros dependendo da época do ano. E a água é sempre quentinha.
Quando ir: de julho a outubro, o mar de dentro fica lisinho, lisinho. E chove menos.
Quem leva: a Ambiental Turismo, (ver site).
Ideal para: quem gosta de passar muitas horas dentro água.
Para entrar no clima: veja os vídeos do Lawrence Wahba no Youtube (ver site).