Não é a toa que Munique tem a maior festa de cerveja do mundo. Mesmo em dias normais, cerveja aqui é praticamente café da manhã numa cidade onde há 180 biergartens – os famosos bares onde só se toma cerveja, acompanhada por salsichas, salada de batata e pretzels. O maior deles, Hirschgarten, congrega nada menos que 9.500 levantadores de (pesadas) canecas. A própria Baviera, região alemã da qual a cidade é capital, é responsável por outro dado interessantíssimo. Cada um de seus cidadãos vira nada menos que 240 litros de cerveja por ano, enquanto na Alemanha inteira, um país notoriamente conhecido por agregar os mais sedentos consumidores da bebida no mundo, essa média é de “apenas” 140 litros anuais.
Isso tudo deixa para deixar claro que a Oktoberfest – que na verdade começa em setembro (este ano, de 17 de setembro a 3 de outubro) – não é para principiantes. A festa que começou em 1810 para celebrar o casamento do príncipe Ludwig com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen, reúne hoje mais de 6 milhões de pessoas durante 2 semanas em um grande espaço conhecido como Therensienwiese.
Lá são montadas 14 grandes tendas e outras tantas menores, que podem ser de cervejarias ou de comida, mas sempre têm também atrações musicais. Não se paga ingresso para entrar em lugar nenhum, mas tudo fica tão lotado que sentar em mesas, em geral, só para quem fez reserva com antecedência (a partir de janeiro) ou chega cedo. Em geral, estas reservas estão associadas à compra de vouchers para comida ou bebida. E aí é que está a pegadinha: em tese, não se serve bebida para quem não tem um lugar na mesa. Mas isso em tese por que lá pelas tantas, vira uma grande bagunça. Aliás, o segredo é mirar em uma das tendas, entrar cedo e não sair nunca mais, uma vez que elas fecham ao atingir a capacidade máxima. E ter um pouco de paciência, já que cervejas são servidas apenas a partir do meio dia.
Quando ir: As datas variam de ano para ano, já que o festival dura 3 finais de semana consecutivos e o último dia deve cair no primeiro domingo de Outubro.
Quem leva: Esta viagem pode ser feita de forma independente, mas é bom fazer reservas de hotel com ao menos 4 ou 5 meses de antecedência. Mais informações no site oficial (ver site).
Ideal para: Quem tenha espírito festeiro e uma certa resistência alcóolica.
Para entrar no clima: Assistir a Beerfest (2006), uma comédia meio boba mas que se passa na Oktoberfest.
Um possível substituto: Oktoberfest de Blumenau.