Quando o assunto é fotografia e aventura, poucos superam a National Geographic. Todos os anos, a publicação divulga a lista das fotos mais impactantes e em 2016 as eleitas têm grande impacto visual.
Para chegar a essa imagem do anoitecer entre as montanhas do Parque Nacional Yosemite, nos Estados Unidos, o fotógrafo Stephen Wilkes ficou no local mais de 26 horas e clicou mais de mil fotos. Santuário para quem ama a natureza, Yosemite, é um imenso vale escavado por geleiras no centro-leste da Califórnia. Há de tudo para todos: áreas para piquenique, enormes (e famosas) paredes de granito como o El Capitan e o Half Dome, locais para escalada, trilhas para caminhada em meio à floresta, birdwatching, mountain bike, pesca e cavalgadas, muitos animais, sequoias-gigantes e a principal atração: as quedas d’água. Dá para acampar no Parque Nacional Yosemite, mas os espaços são muito disputados. Há abrigos de montanha rústicos como o Yosemite Housekeeping Camp, acomodações intermediárias como o Lodge at the Falls e o sofisticado The Ahwahnee. Para saber mais: clique aqui.
O fotógrafo Randy Olson clicou o momento exato de um raio cruzando o céu durante uma tempestade no Rio Wood, em Nebraska, enquanto mais de 400 mil pássaros grous-canadianos sobrevoam as redondezas. Nessa região de Nebraska, as vinhas se apaixonaram pelo solo. Perto de Grand Isle, por onde passa o Rio Wood, há 5 mil hectares de vinhedos com várias espécies de uvas franco-americanas florescendo desde 1800. As que resistiram ao inverno e a Primeira Guerra Mundial,como Edelweiss, LaCrosse, St. Croix e Vignoles, tem encantado os enólogos mais exigentes. Para mais informações, visite NebraskaWines.com.
O panda Ye-Yee, de 16 anos foi clicado por Ami Vitale, enquanto descansava no centro de conservação na Reserva Natural de Wolong, na China. Infelizmente, os pandas-gigantes estão ameaçados de extinção. Para protegê-los, foi criada a Reserva Nacional e Natural de Wolong, na China, considerada Patrimônio Mundial, que mantém com segurança pelo menos 150 pandas, ou seja, 30% da população do mundo. Lá os ursos têm mais de 2 milhões de acres para passear, se alimentar e brincar. Esse é o local mais importante de reprodução para pandas em cativeiro.
Clicados por Thomas P. Peschak, diversos tubarões-de-pontas-negras-do-recife em águas rasas aguardam a maré para entrar no Atol Aldabra, nas Ilhas Seychelles. O Atol de Aldabra, ao sul das Ilhas de Seychelles, no Oceano Índico, é um dos maiores atois do mundo. Quase intocado pela presença humana por sua difícil localização, é hoje um dos habitats naturais mais importantes do mundo por ser muito preservado. O atol, que é o lar da maior população de tartarugas gigantes do mundo, é formado por quatro ilhas principais e uma grande lagoa, que possui muitas ilhas pequenas, sendo que sua maior parte de superfície terrestre é formada por um antigo recife de coral de 125.000 anos, que se eleva sobre o mar. O atol está na lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1982. O turismo na área é limitado, muito controlado mas possível e encantador. Conheça mais em: Visit Seychelles.
O fotógrafo David Doublet clicou centenas de peixes da espécie silverside nadando em torno de um manguezal em Cuba. Havana, a capital, é cheia de contrastes. Tem muitos edifícios malconservados e outros que abrigam hotéis suntuosos. Cuba tem o mar do Caribe, o mangue, a cidade, as fazendas de coco e as plantações de fumo que produzem os melhores charutos do mundo. Na década de 1960 o governo de Cuba quis armazenar água doce para enfrentar secas e furacões e para isso, passou a represar os rios. Com isso, os manguezais não conseguiam barrar o avanço das ondas. O mar engoliu o caminho que ligava as praias de Batabanó e Mayabaque. O debilitado mangue, que recebe água doce a conta-gotas, está começando a se recuperar.
Joel Sartore fotografou um filhote de pangolim-arborícola nas costas da mãe no Centro de Conservação Pangolin em St. Augustine, Flórida, Estados Unidos. A pequena Saint Augustine é a cidade mais antiga dos Estados Unidos que está ocupada desde a sua fundação. A cidade tem muitas características espanholas, herança de seu fundador, o explorador espanhol Pedro Menendes de Aviles. Com pouco mais de 12 mil habitantes, Saint Augustine tem uma Old City e recebe muitos turistas em busca de praia e calor da Flórida. Uma das atrações é a Mission of Nombre de Dios, um parque arborizado, perfeito para caminhadas com lagos, banquinhos pra sentar e muita história. Mesmo para quem não é muito chegado a religião a beleza do local e o conteúdo histórico fazem valer a pena a visita. A igreja “Our lady of la Leche” recebe muitas mulheres grávidas e famílias do país inteiro, pedindo saúde pros filhos. É uma igrejinha bem pequenininha e charmosa. Lá está também o Castillo de San Marcos (1672), o mais antigo forte dos Estados Unidos, cenário de uma investigação paranormal no programa “Ghost Adventures”. Saiba mais em http://citystaug.com/
As cores da Grande Fonte Prismática em Yellowstone, Estados Unidos, vêm de termófilos: micróbios que podem nascer e viver em água escaldante. Foram clicadas por Michael Nichols. O Parque Nacional de Yellowstone fica entre Wyoming, Montana e Idaho e é o mais antigo parque nacional no mundo, inaugurado em 1872. O parque é famoso por, entre outras atrações, seus gêiseres, suas fontes termais e por sua variedade de vida selvagem, com ursos mansos, lobos, bisontes, alces, e outros animais. O gêiser mais famoso do mundo, o Old Faithful, está lá. Para visitar Yellowstone, a cidade mais próxima é Billings, em Montana. Saiba mais em: https://www.nps.gov/yell/index.htm
As Bahamas tem praias de mar cristalino, areias branquinhas que fazem os turistas se sentirem no paraíso. O arquipélago, formado por 700 ilhas e aproximadamente 2,5 mil ilhotas distribuídas entre o Oceano Atlântico e o Mar do Caribe, fica a cerca de uma hora de voo de Miami (EUA). O tom azul e cristalino da água é fruto da proximidade com a terceira maior barreira de corais do planeta, ficando atrás apenas dos recifes da Austrália e do Belize. Os porcos possuem uma ilha exclusiva por lá! Os animais foram abandonados na Big Major Cay por marinheiros, se adaptaram e dominaram a região. Clique aqui para saber mais.
Luzes do crepúsculo banham o santuário de Atena Pronaia em Delfos, Grécia. Clicado por Vincent J. Aos pés do Monte Parnassos, entre duas rochas gemêas do Phaedriades, está o Pan-Heleníco santuário de Delfos, o mais famoso oracúlo do mundo. Delfos era o Centro do Mundo. Os achados mais recentes na área de Delfos datam do período Neolítico (4000 A.C.), e estavam na Korykeion Andron, uma caverna em Parnassos. Hoje em dia, o Serviço Grego de Arqueologia e a Escola Francesa de Atenas continuam a escavar, pesquisar e conservar os dois santuários de Delfos. Local de pura devoção reúne diversos templos e espaços dedicados aos deuses.
Para acompanhar as mudanças do gelo marinho, este navio norueguês passa 5 meses navegando. A foto aérea é de Nick Cobbing. A Noruega é apontada como um dos melhores lugares do mundo para se viver. No ranking mundial da felicidade, está entre os cinco mais felizes. E pelos dados da ONU, que medem a qualidade de vida de uma nação, o país está em primeiro lugar, nos últimos doze anos. Os fiordes formam a paisagem mais famosa da Noruega. Os estreitos braços de mar ficam entre paredões que passam facilmente dos mil metros de altura. O fiorde Geiranger é preferido dos turistas, é considerado pela Unesco patrimônio natural da humanidade. saina mais em: http://www.noruega.org.br/